O Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) conta com uma boa estrutura em termos de laboratórios para a realização de estudos e pesquisas em transporte e tráfego. O LABTTRAF, Laboratório de Transporte e Tráfego, localizado nas próprias dependências do PPGT, dispõe de computadores ligados em rede, equipados com programas computacionais que permitem aos alunos de pós-graduação e graduação (iniciação científica e projeto final) realizarem trabalhos das diferentes disciplinas e desenvolverem suas atividades de pesquisa. Dentre os programas, destaca-se: MATLAB, HCS+TRANSYT-7F, AIMSUM, VISSIM/VISUM, AUTOCAD e TSIS-CORSIM. Além dos programas, o laboratório dispõe de equipamentos para a coleta de dados em campo. A infraestrutura do LABTTRAF vem sendo montada ao longo dos anos contando, sobretudo, com recursos obtidos junto a editais de fomento do CNPq e FAP/DF.

No final de 2010 foi iniciada a estruturação do Laboratório de Planejamento de Transportes (LAPTRAN), que já dispõe de computadores ligados em rede e de alguns softwares (ArcGIS - ArcView, Spatial Analyst, Analyst, Geostatistical Analyst, Network Analyst -, VISSIM/VISUM) que permitirão aos alunos do programa e de graduação envolvidos em pesquisa, desenvolverem atividades didáticas e de pesquisa na área de Planejamento de Transportes. Os recursos desse laboratório serão ampliados no decorrer de 2011. Este laboratório foi montado no espaço físico anteriormente ocupado pelo antigo Laboratório de Computação, que foi desativado em função dos atuais recursos de informática disponibilizados aos alunos e professores nas suas salas de trabalho.

Além do LABTTRAF e LAPTRAN, o PPGT conta com os laboratórios localizados no CEFTRU - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes, montados com recursos disponibilizados pela JICA. São eles: Laboratório de Sistemas; Laboratório de Controle e Monitoramento Ambiental; Laboratório de Geoprocessamento e Laboratório de Engenharia Rodoviária. Esses laboratórios têm permitido a coleta e tratamento de dados necessários à realização de projetos de conclusão de curso de graduação, projetos de extensão, trabalhos de disciplinas do PPGT e atividades de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação.

Em função da reorganização do espaço físico destinado a todos os programas de pós-graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental ocorrida em 2008, o PPGT teve seu espaço físico ampliado e atualmente consegue atender devidamente a demanda por espaço físico de seus professores e alunos.

Todas as salas de alunos e professores do PPGT possuem computadores ligados à rede central da UnB e, portanto, seus usuários têm acesso direto à Internet. Também estão disponíveis aos alunos e professores acesso a impressoras e scanner, localizados nos laboratórios, via rede interna.

Biblioteca Central
Na Universidade de Brasília, o acervo de todos os programas de pós-graduação é centralizado na Biblioteca Central - BCE - (http://www.bce.unb.br), onde diversos títulos com interesse para as áreas de pesquisa do Programa encontram-se disponíveis. Desde 2003, num esforço apoiado pela Faculdade de Tecnologia, o PPGT tem conseguido ampliar o número de livros de interesse da área de transportes, visando beneficiar também os alunos de graduação nas disciplinas ministradas por professores do programa. Essa ampliação, dada a limitação de recursos, não é elevada, porém destaca-se o seu caráter de continuidade.

A BCE disponibiliza aos alunos e professores da UnB o Portal de Periódicos mantido pela CAPES, além de diversas bases de dados, dentre as quais as que contemplam assuntos ligados à área de transportes são:
Factiva – jornais e revistas de todo o mundo, estatísticas, indicadores econômicos e outros;
JSTOR – base multidisciplinar de periódicos eletrônicos;
PROQUEST - base multidisciplinar de periódicos eletrônicos, teses e dissertações;
E-Livro – base multidisciplinar de livros.

Recursos de Informática da Faculdade de Tecnologia
O PPGT, assim como os demais cursos de pós-graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, conta com diversos recursos computacionais, como os do Centro de Processamento de Dados da UnB e os oferecidos pela Faculdade de Tecnologia, além dos recursos computacionais próprios do programa.

O Laboratório Central de Computação Científica – LCCC da Faculdade de Tecnologia pode ser utilizado nas atividades acadêmicas de todos os cursos da Faculdade, graduação e pós-graduação. Ele possui: 5 salas de aula, cada uma com 15 unidades de processamento, uma das quais destinada à computação gráfica; sala de plotagem com 2 plotters VIVAGRAFIX – uma de impressão e outro de traçado – e 1 scanner profissional; e sala exclusiva aos alunos de graduação com 32 unidades de processamento e uma central de redes.

PPGT em imagens:

20191211 16152520200121 130853sg 1220191211 161719